quarta-feira, setembro 06, 2006

Passos

Ele caminhava por uma avenida plana. Desde que perdera os pés tinha uma certa dificuldade pegar subidas.

Não usava uma prótese daquelas que imitam os pés, com sapatos e tudo. Ao contrário pareciam mais pernas de pau, com pontas finas. Os passos ficavam mais curtos. Sabia que tinha cometido um erro no dia que forçou o "acidente" para que lhe amputassem as pernas. A medida certa seria acima dos joelhos. Um erro de cálculo lhe fez perder apenas os pés. Perder? Não, aquilo já era algum ganho. Talvez não o ganho integral com o qual sonhara, mas um ganho por ter conseguido seu intento. Nenhum médico tinha atendido seu pedido: "Corta ó. Corta as duas mais ou menos aqui no meio das coxas".

Bando de idiotas. Jamais entenderam o suplício que aquelas pernas longas lhe causavam. Não lhe era suportável a idéia de que, pra ir de um lugar ao outro ele tinha que perder aproximadamente um metro a cada passo. Um metro de chão, de vida, que ele pulava como se não existisse. Não, cada passo era uma lacuna na sua existência e ele não conseguia conceber a idéia de deixar uma vida de lacunas atrás de sí. Ele tinha que tocar cada momento da vida, cada centímetro do chão. Suas pernas eram longas demais.

Ele seguia caminhando, passo a passo mal dado, meio desequilibrado. Mas já tinha dado um passo pra remover suas lacunas futuras. Nem se importava tanto em não conseguir mais subir ladeiras, apesar dessa dualidade lhe consumir tanto quanto as lacunas. Porque no seu sonho, além de uma vida sem lacunas ele queria chegar ao topo da montanha. Não aquele topo imbecil dos alpinistas que se fodem na subida por 15 minutos de contemplação antes de se foderem na descida. Não aquele topo de alpinistas sociais que sempre encontram um topo acima do que atingiram e não dão mais valor àquele em que estão. Ele queria o topo, onde sem andar, saberia que estaria acima de todos os centímetros do mundo e que teria abaixo de sí todas as lacunas, mas ao mesmo tempo nenhuma delas mais, pois as lacunas vistas de cima deixam de ser lacunas e passam a ser pequenas porções de decisões. Afinal, quando vc se joga de cabeça, desta altura, pode decidir sobre qual quer cair.